Semana do sono de 2019.

Prezado Leitor,
No dia 15 de março comemora-se o dia mundial do sono.
A Associação Brasileira do Sono, à qual o Instituto do Sono & Otorrino é afiliado, realizará de 11 a 17 de março a semana do sono de 2019.
Esse chamativo é muito importante para toda a população.
O tema deste ano é “Dormir bem é envelhecer com saúde”.

Os mistérios e as curiosidades que envolvem o conhecimento e descobertas do que é o sono e suas funções vem desde a antiguidade.
Desde a Grécia antiga, onde Hypnos era o Deus do Sono e Morfeu o Deus dos Sonhos, até a descoberta da fisiologia do sono, e do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos) muita coisa mudou.
A resposta às finalidades de uma noite de sonhos ainda permanecem no imaginário, mesmo da comunidade científica.
No entanto, as pesquisas junto ao papel do sono e principalmente as consequências de uma noite mal dormida já são bem conhecidas.
Desde a sonolência excessiva diurna, quanto a irritabilidade, alteração de humor, deficiência de memória e concentração.
A privação do sono de uma ou várias noites mal dormindas contribuem para o aparecimento de doenças degenerativas cerebrais sendo que a principal seria a “Demência”.
Atualmente a apnéia do sono (parada respiratória por mais de 10 segundos) é causa de Hipertensão Arterial e AVC (Derrame Cerebral).
Felizmente tem tratamento.
O Ronco não é somente um problema social, mas sim um importante aviso desta grave doença evolutiva.
A insonia tornou-se uma epidemia, várias são as causas, mas pode estar relacionada a “Depressão e Ansiedade”.
Devemos, portanto valorizar uma boa noite de sono, e quando alguma coisa não estiver bem com o seu sono, lembre-se, procure um médico especialista em Medicina do Sono!.

Dr. Anderson Santos Botti
CRM-MT 2278
Otorrinolaringologista e Especialista em Medicina do Sono